Translate

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Fiorde de Lyserbotn - Noruega

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Fiorde de Lyserbotn, é um dos golfos que invadem o território Noruegues. De ponta a ponta, mede 42 km com paredes rochosas com até 1000 m de altura do nível d´agua. 






Lysebotn, no extremo leste, é povoada em grande parte por trabalhadores das duas hidrelétricas. As Lyse e Tjodan, ambos construídos no interior das montanhas.


O fiorde foi esculpida pela ação das geleiras nas eras glaciais e foi inundado pelo mar quando as geleiras recuaram mais tarde.


Uma estrada espetacular para a construção de usinas, sobe quase 900 m em curvas para vencer a altura. Na Usina Lyse, a água cai 620 m para as turbinas, produzindo até 210.000 kW de electricidade ; em Tjodan, a água cai 896 m para produzir uma saída de 110.000 kW. As duas usinas fornecem energia elétrica para mais de 100.000 pessoas.


Por causa do terreno inóspito, o fiorde só é pouco povoada e tem apenas duas aldeias em seu comprimento - Forsand e Lysebotn , localizados nas extremidades opostas do fiorde.


As poucas pessoas que vivem ou viveram ao longo do fiorde só são capazes de deixar suas casas de barco, como as encostas são íngremes demais para estradas.


Lysefjord é uma atração turística muito popular e dia de viagem de perto de Stavanger , de onde os navios de cruzeiro percorrer a distância total do fiorde. Bem como a extraordinária paisagem do fiorde em si, dois pontos ao longo de seu comprimento são viagens de lado populares.




Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário