Translate

domingo, 1 de abril de 2012

Gruta de Fingal - Escócia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... A Gruta de Fingal é uma caverna do mar na ilha desabitada de Staffa, nas Hébridas Interiores da Escócia.





É formado inteiramente de hexagonally articulados basalto colunas, semelhante em estrutura (e parte do fluxo de lava mesmo antiga como) o Gigante da Causeway na Irlanda do Norte e os do próximo Ulva . Em ambos os casos, a superfície de arrefecimento da massa de lava quente rachado em um padrão hexagonal de uma forma semelhante à secagem da lama craqueamento enquanto encolhe, e estes fissuras progressivamente alargada para baixo para dentro da massa de lava como arrefeceu-se e encolheu para formar as colunas , que foram subsequentemente expostos pela erosão. 


Seu tamanho e naturalmente telhado arqueado, e os sons misteriosos produzidos pelos ecos de ondas, dar-lhe a atmosfera de um natural catedral . A caverna do gaélico nome, um Bhinn Uaimh, significa "caverna da melodia".  


A caverna foi trazido à atenção do mundo de fala Inglês por 18 do século naturalista Sir Joseph Banks em 1772.  Tornou-se conhecida como Gruta de Fingal após o herói de um poema épico de 18 do século escoceses poeta -historiador James Macpherson .


Ele fazia parte de sua Ossian ciclo de poemas que alegou ter sido baseado em antigos gaélico escocês poemas. Na mitologia irlandesa , o herói Fingal é conhecido como Fionn mac Cumhaill , e sugere-se que Macpherson tornou o nome como Fingal ("estrangeiro branco" significado) através de um equívoco do nome que em gaélico antigo apareceria como Finn. 

A lenda tem Fionn ou Finn construir a ponte entre a Irlanda ea Escócia. A caverna tem uma grande entrada em arco e é preenchido pelo mar. Várias empresas locais incluem uma passagem pela caverna em cruzeiros turísticos de abril a setembro. 


No entanto, também é possível pousar em outra parte da ilha e caminhe para o overland caverna, onde uma fileira de colunas fraturados forma uma passarela logo acima de alto nível que permite a exploração de água a pé. De dentro, a entrada parece enquadrar a ilha sagrada de Iona através da água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário