Translate

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Vila Velha - Paraná - Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O Parque Estadual de Vila Velha é um sítio geológico situado no município brasileiro de Ponta Grossa, a vinte quilômetros a sudeste do centro da cidade e à cem quilômetros da cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná.




O conjunto de formações lembra uma cidade medieval com seus castelos e torres em ruínas, daí o seu nome. A altura média das colunas de pedra e muralhas é de vinte metros e pode chegar a trinta metros ou mais em alguns pontos, em função do terreno acidentado.



Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 1966, o parque foi criado para proteger os 18 km² de formações rochosas classificadas como um dos sítios geológicos brasileiros pela SIGEP, graças às esculturas naturais impressionantes causadas pela erosão nos arenitos do Grupo Itararé.


O Parque é composto de três sítios vizinhos : Os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada. Enquanto os arenitos são uma enorme coleção de grandes blocos de arenitos esculpidos em formas exóticas.

Garrafa
As Furnas que fica bem próximo do local +- 5 km, são três crateras com paredes verticais, erodidas no solo, a maior delas com cerca de 100 metros de profundidade, sendo a metade coberta de água todas interligadas e ligadas à Lagoa Dourada, assim chamada pelo efeito criado pela água cristalina e coloração de suas areias nos poentes.

Furnas - próximo ao local dos arenitos
Mais fotos do local

Bota

Leão de costa

Gavião

Um comentário: