Translate

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

NÁPOLIS - VESÚVIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... O Vesúvio localiza-se em Nápolis na Itália. Cenário da tragédia no ano de 79 que sepultou Pompéia, Herculano e Estábi. O Vesúvio é uma grande cratera de 600m de diâmetro e 300m de profundidade que pode entrar em atividade de uma hora para outra, tendo em sua base proxima ao vulcão a cidade de Nápolis que vivem mais de dois milhões de pessoas, em cidades industriais na costa na baía de Nápoles e pequenos centros agrícolas nas encostas setentrionais.


Fonte: Wikipédia - Enciclopédia livre

Com 1220 metros de altura, o Vesúvio não entra em erupção desde 1944. Em 1968, chegou a entrar em atividade, mas não expeliu lava. A suspeita levantada por especialistas diz que se ele entrar em atividade novamente mataria milhões de pessoas em apenas alguns minutos.


Os vulcanólogos italianos descobriram que uma rocha enorme obstrui a boca do Vesúvio, como se fosse uma rolha de garrafa de champanhe. Os pesquisadores acreditam que o Vesúvio libertará uma nuvem super aquecida de cinzas e gases venenosos



Coordenadas:  40° 49' 17" N, 14° 25' 32" O

Em 1995, o governo italiano formou uma comissão cujo objetivo é traçar um plano de emergência para o caso de o Vesúvio voltar a entrar em atividade. O principal ponto do plano é evacuar 700 mil pessoas que moram nas áreas de maior risco num período de sete dias.


A erupção mais intensa do Vesúvio ocorreu no dia 24 de agosto de 79 d.C., quando lava quente soterrou as cidades de Pompéia e Herculano com uma camada de seis metros de espessura. Em seguida, o vulcão lançou cinzas e pedras que formaram outra camada de dez a quinze metros. Entre 20 mil e 30 mil habitantes morreram sufocados pelas cinzas ou sob os tetos das casas que desabavam.



Os documentos históricos dizem que a tragédia do ano 79 aconteceu num tempo relativamente curto. A erupção começou às 13h de 24 de agosto, quando o Vesúvio expeliu uma nuvem superaquecida. Doze horas depois, a erupção já havia matado milhares de pessoas a lava é capaz de petrificar mais de 1.000 pessoas,como aconteceu anteriormente.

Imagem retirada do Google Earth. Nesta imagem pode se observar a cidade de Nápolis ao fundo.

Para ver mais imagens do local e explorar a região através do Google Maps.

Nenhum comentário:

Postar um comentário